A EDUCAÇÃO PEDE SOCORRO

A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem”, tal frase, dita pelo filósofo Immanuel Kant, está presente na atual situação educacional do Brasil, e expõem com veemência as problemáticas estruturais do sistema de ensino brasileiro, elevando, sobremaneira, os índices de evasão escolar, de analfabetismo, mas também de violência.

A formação ética e intelectual do indivíduo depende do meio em que convive, sendo influenciado pelos pais, pelos professores, pelos políticos e pela mídia. A educação moral do indivíduo, desde o nascimento, é de responsabilidade dos pais, de semelhante modo, cabe aos educadores, ensinarem a arte da leitura, das ciências e das operações mais complexas de matemática. Além desses fatores a figura do político comprometido e engajado com as causas assistências e sociais, motivando os cidadãos brasileiros a cumprirem seus deveres cívicos, de modo mais consciente e comprometido nas urnas.

O analfabetismo absoluto, nas últimas décadas, decresceu no Brasil, no entanto, houve aumento vertiginoso do analfabetismo funcional e do iletrismo. Sendo esses reflexo da falta de aparato educacional para gerir o desenvolvimento de uma sociedade mais letrada. Além do mais a desestruturação do sistema de ensino, emergiu de aulas improdutivas, de modelos arcaicos, e também de alunos e pais poucos participativos para contribuírem com a reforma educacional. Tendo assim, uma geração iletrada e desinteressada.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com quem você gosta

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Rua do Sossego, 706
Santo Amaro - Recife/PE

+55 + xx + 81 . 3427.3188

Copyright © 2020 COGNVOX · Todos os Direitos Reservados