O auxílio dos meios de comunicação e mídias nas práticas pedagógicas, Educação Ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Fundamental, Meios de Comunicação, Comunicação e Educação: um mesmo propósito.

Como inserir no ensino fundamental a educação ambiental, utilizando a mídia e os meios de comunicação como ferramentas didáticas? Seria possível utilizar recursos tecnológicos que fazem parte do nosso cotidiano como a televisão, internet, jornais, revistas, oficinas de vídeo, fotografia e cinema para educar as crianças de hoje a preservarem o meio ambiente? É de extrema importância que a educação ambiental seja inserida nas práticas pedagógicas das escolas, uma vez que a nossa saúde, e das gerações futuras, dependem da qualidade do meio em que vivemos. Este estudo tem por objetivo demonstrar a possibilidade da utilização dos meios de comunicação na educação ambiental. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando-se em seu delineamento fontes bibliográficas e documentais. O resultado é a constatação da necessidade da educação ambiental nas escolas, utilizando como prática pedagógica os meios de comunicação e mídias.

2 COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UM MESMO PROPÓSITOVivemos em um mundo globalizado, que constantemente sofre mudanças em vários aspectos: tecnológicos, filosóficos, religiosos, políticos, culturais, econômicos, entre outros. No aspecto tecnológico, essas mudanças têm provocado alterações na realidade social, o que exige reformas no processo educacional.
Estamos acostumados a pensar em comunicação e educação como dois campos distintos do conhecimento. Apesar disso, ambos lidam com a interação entre as pessoas. Isso mostra que unindo comunicação e educação, fará com que os limites entre informação e conhecimento diminuam.A sociedade contemporânea vem sendo marcada pelos meios de comunicação, onde eles, a cada dia, ganham espaço na vida das pessoas, seja em seu cotidiano e ou em suas relações sociais. As escolas se vêem diante do desafio de inserir as mídias e os meios de comunicação nas práticas pedagógicas. Essa inserção, segundo Silva Filho (apud SOUZA et al, 2006, p.7),

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